Por que procurar um coach?

“Fui demitido.”

A demissão pode ser a pior ou a melhor coisa na vida corporativa, mas até que a segunda situação se comprove, o profissional passará amargos momentos. É muito difícil. E mesmo que ele esteja rodeado de amigos e familiares, essa fase costuma ser muito solitária. Por outro lado, pode ser o momento ideal para colocar em prática novos ou antigos projetos de vida.

“Estou perdido.” “Estou angustiado.”

Essas frases são ditas por profissionais das mais variadas idades e funções. Os motivos que levam a esse sentimento de desorientação e angústia podem variar bastante.  A falta de identificação com o trabalho que executa, falta de perspectiva profissional na empresa onde atua, vontade de mudar de empresa e ter receio das consequências financeiras, e o medo de ser demitido costumam ser as principais causas de sofrimento e angústia.

“Quero ser reconhecido.” “Quero ser promovido.”

Em tempos de crise essa demanda costuma ser um pouco mais velada, mas não deixa de ser o desejo da maioria dos profissionais no mercado de trabalho. A falta de reconhecimento gera muita frustração especialmente para aqueles que se consideram produtivos e/ou trabalham por muito tempo na mesma função. Por vezes, a queixa de não ser promovido está mais relacionada com a falta de um feedback adequado do que com a promoção.

“Fui promovido.” “Estou começando um novo projeto ou nova carreira.”

Novidades assustam e alegram ao mesmo tempo. Quanto mais responsável e criterioso for o profissional, mais prudente ele poderá ficar diante de uma nova empreitada, especialmente se for a primeira ou a maior de sua carreira.

Enfim, essas são as razões mais comuns para começar um processo de coaching de carreira. E, sem dúvida alguma, há muitas outras além dessas.

Para tanto, o processo de coaching contribui para mapear as necessidades e competências profissionais trazendo mais clareza e autonomia. Em consequência disso, o profissional consegue agir de maneira mais focada e assertiva com grande chance de ser bem sucedido.

O primeiro passo é reconhecer que você merece se sentir melhor e ir em busca disso.

656077

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *