Por que não consigo atingir minhas metas de começo de ano?

Estabelecer metas não precisa ser algo a ser fazer especificamente na virada do ano, pois traçar metas está relacionado com revisão de ações, valores e propósito de vida. E isso pode ser feito em qualquer período.

Contudo, muitas pessoas o fazem nessa época devido ao simbolismo: o final do ano encerra um ciclo para iniciar-se outro, de preferência, melhor que o anterior.

Se a virada do ano tiver esse significado de renovação sua vida, então, com certeza, pode ser um bom momento para se planejar e traçar novos objetivos.

No entanto, quase todos almejam mudança – especialmente se for para melhorar o padrão de vida ou para sair de situações desgastantes. Contudo, poucos estão dispostos a arcar com o ônus que todo processo de mudança também acarreta, e aí corre-se o risco de não alcançar as desejadas metas e ficar ainda mais frustrado.

Como mencionei anteriormente, traçar metas implica na revisão de ações, valores e propósito de vida. Isso significa que quanto mais profundas forem as mudanças desejadas, mais profunda terá de ser essa revisão. E, para tanto, é necessária uma boa dose de autoconhecimento e maturidade para poder discernir com mais propriedade aquilo que realmente importa na sua vida. Só assim poderá traçar metas claras e tangíveis, com mais chances de sucesso.

Claro que não é tarefa das mais fáceis, pois pressupõe a necessidade de ‘mudar algo’ que não está bom ou satisfatório, seja na vida pessoal ou profissional. E isso gera desconforto, pois toda mudança, por mínima que seja, implica em perdas e ganhos.

Importante ressaltar que rever a trajetória não significa somente definir mudanças mas também se parabenizar e prosseguir com os acertos. E esses aspectos positivos podem contribuir muito para motivar e até mesmo para atenuar os desconfortos das eventuais mudanças.

De qualquer forma, essa revisão é importante e necessária para que o profissional não fique estagnado e possa evoluir na carreira e na vida.

2019-02-18T11:01:32+00:00

Deixar Um Comentário