O passo a passo para inciar uma transição de carreira

Reposicionar ou fazer a transição da carreira pode gerar bastante ansiedade e temor de ‘trocar o certo pelo duvidoso’ fazendo com que muitos profissionais desistam da ideia antes mesmo de tentar.

No entanto, alguns passos podem ser seguidos para avaliar com mais segurança se você está preparado para uma transição profissional.

O primeiro passo é refletir sobre o seu estado atual. Isso significa:

  • Entender o que o incomoda na sua carreira atualmente.
  • Refletir sobre sua trajetória profissional: escolhas, sucessos, derrotas, valores pessoais, perfil profissional, enfim, todas as ações que nortearam e influenciaram sua carreira até o presente momento.

O segundo passo é definir o seu estado desejado. É uma espécie de projeção futura considerando os seguintes aspectos:

  • Tipo de trabalho que se considera apto a executar.
  • Remuneração (desejada e real).
  • Se você tem o conhecimento e a aptidão emocional necessários para exercer essa função desejada.
  • Como está o mercado de trabalho nessa área que deseja.

O terceiro passo consiste em estabelecer as metas para atingir seu objetivo. Na prática, significa determinar ações dentro de prazos reais. Tempo de execução mal calculado, subestimado ou superestimado, pode gerar desanimo ou ansiedade e correr o risco de perder todo trabalho feito até então.

Quando percorremos essas etapas de reflexão com seriedade e disciplina fica mais fácil para se organizar emocional e financeiramente antes de iniciar uma transição de carreira.

No entanto, se a reflexão sobre essas etapas lhe parecer muito complicada ou incerta, então talvez seja melhor amadurecer seus planos profissionais. Isso pode ser feito com ajuda de colegas, mentores, coaching, enfim, o importante é buscar autoconhecimento e orientação para que a transição seja bem sucedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *