Home office: você tem perfil para trabalhar em casa?

O home office é uma tendência, com certeza. São muitas as vantagens para a empresa e empregado. Custos com locomoção, alimentação, estrutura física, tempo de deslocamento de trabalho são alguns dos pontos positivos.

No entanto, antes de iniciar um trabalho home office é preciso avaliar se o profissional tem perfil para esse tipo de trabalho cujas regras básicas são disciplina e organização.

Algumas questões para avaliar:

1) Como se sente trabalhando sozinho: isso melhora seu foco, concentração ou disciplina?

2) Qual ambiente você se sente mais produtivo: com pessoas a sua volta para trocar ideias, perguntar algo que não sabe ou se pensando sozinho para não perder a concentração?

3) Como lida com a comunicação no trabalho: você se comunica melhor pessoalmente ou via e-mail, skype, etc?

4) Como é sua relação com colegas de trabalho: você sente necessidade de interagir com as pessoas onde trabalha, ou é mais isolado, ou mais observador?

5) De que modo o local de trabalho influencia no seu trabalho: alguns profissionais que se sentem mais produtivos quando tem competitividade e cobrança do empregador, esse é o seu caso?

Dicas:

Home office pode ser resumido em dois pontos principais: disciplina e organização. Que podem ser adquiridos com alguns hábitos bem simples:

Cumprir um horário de trabalho determinado: pode até ser de madrugada, a noite, mas é importante estabelecer uma quantidade x de horas e cumpri-las.

– Vestir-se como se fosse trabalhar – não há necessidade de roupas muito formais – mas evitar trabalhar de pijamas, por exemplo, pode ajudar na preparação emocional para o trabalho.

Local: escolher um local com menos distração, boa conexão com internet e iluminação adequada é muito importante para não perder o foco e a produtividade.

2018-12-22T13:40:21+00:00

Deixar Um Comentário