Etiqueta online na pandemia

De forma geral, uma das grandes mudanças no que se refere as empresas e profissionais foi: quem não gostava ou não entendia nada de tecnologia teve que aprender pelo menos o mínimo para sobreviver. E nesse aspecto, também revelou o quanto nosso país é desigual também no acesso à tecnologia, que agora é vital pra qualquer negócio.

Como se não bastasse as mudanças e adaptações repentinas, há uma questão muito importante que precisa ser melhor esclarecida e orientada, especialmente no que diz respeito a gestão da carreira: a maneira de nos comunicarmos online está mudando. E muito! Estamos ainda em fase de adaptação no quesito ‘etiqueta online na pandemia’.

Isso porque, nossa casa, nosso ‘lar doce lar’ (ou não), virou uma espécie de extensão do local de trabalho e vice versa. O isolamento social confinou famílias inteiras que antes se viam somente a noite ou finais de semana e, de repente, são obrigadas a compartilhar um espaço e tempo inimaginável há poucos meses atrás.

Dessa forma, deixarei aqui duas dicas para sobrevivência emocional/profissional em tempos de pandemia. Espero que ajude na reflexão e na busca de saídas saudáveis para a gestão da sua carreira.

Primeira, estabelecer uma rotina de trabalho que funcione na sua casa. Não dá pra trabalhar em casa EXATAMENTE como na empresa, mesmo que a pessoa more sozinha. Essa questão fica ainda mais complexa com filhos – TUDO fica mais complicado – especialmente para as mulheres; há várias pesquisas apontando como o home office afeta mais intensamente as mulheres/mães.

Estabelecer uma rotina de trabalho que funcione na sua casa significa entender e APRENDER a lidar com a nova rotina doméstica. Esse ponto tem sido muito desafiador, pois exige concessões, diálogo, paciência e muita renegociação de espaço, tempo, atenção a família e assim por diante.

A segunda dica é procurar ajuda e trocar informações ou experiência. Não é o momento de ser SUPER ou de sair na frente de forma isolada, é o momento de cooperação, união, parceria – seja com amigos, colegas de trabalho ou mesmo de um profissional externo. Isolamento social não significa sofrer sozinho, aliás esse é o caminho para depressão e doenças psicossomáticas. Um perigo.

Percebam que, na essência, essas dicas não são tão diferentes assim do período pré-pandemia. Na realidade, a vida é uma constante de mudanças – algumas ruins, outras boas – por isso, soluções saudáveis para a gestão da carreira quase sempre tem a ver com autoconsciência e empatia.

Talvez a grande diferença seja o fato de que agora, mais do que nunca, o exercício da empatia é muito necessário. Na verdade, é essencial. A começar por si mesmo.

2020-05-27T19:05:03-03:00

Deixar Um Comentário