Comportamento financeiro: organizando emoções e finanças

O termo ‘comportamento financeiro’ pode parecer estranho para algumas pessoas, principalmente aquelas que creem ser direcionadas pela razão quando o assunto é vida financeira.

Segundo especialistas, nem tudo são números ou técnicas quando lidamos com dinheiro. Na verdade, afirmam que nas nossas decisões monetárias usamos 5% da razão e 95% das emoções!

Esse assunto foi abordado também pelo psicólogo israelense e prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman em seu livro “Rápido e Devagar” (vídeo sobre o livro aqui). Ele explica que nossa mente funciona de duas formas, ou melhor, dois sistemas que ele chama de sistema 1 e sistema 2. O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional. O sistema 2 é mais lento, mais lógico e reflexivo.

Kahneman explica que o sistema 1, por exigir menos esforço do nosso cérebro gera inúmeras sugestões (impressões, intuições e sentimentos) ao sistema 2. E se não utilizarmos adequadamente o sistema dois, que é mais racional e requer mais esforço do cérebro, essas intuições, e impressões se tornam crenças e impulsos.

Ou seja, o famoso “comprei sem pensar” ou “não sei onde estava com a cabeça quando comprei isso” ou então “eu PRECISO ter esse sapato” são exemplos clássicos desse probleminha na conexão do Sistema 1 para o Sistema 2.

Trazer equilíbrio entre razão e emoção na hora de lidar com dinheiro não é tarefa das mais fáceis: requer autoconhecimento, disciplina e metas alcançáveis para fazer um planejamento eficaz.

O primeiro passo é entender como funciona o seu sistema 1, ou seja, seu perfil emocional, e entender o que realmente é prioridade de consumo. Somente assim é possível praticar conscientemente a autodisciplina nos gastos diários e estabelecer metas financeiras que você realmente conseguirá cumprir.

Quer aprofundar mais sobre esse tema? Então convido você para participar do workshop “Comportamento financeiro: organizando emoções e finanças” que acontecerá em maio na cidade de Piracicaba/SP. (clique aqui)

2019-03-20T12:19:17+00:00

Deixar Um Comentário